Há cerca de 7.000 línguas faladas de forma ativa no mundo, porém, apenas 23 idiomas são os que dominam por completo em certos países. Estes 23 idiomas são falados por mais de 4.1 bilhões de pessoas no total, quase 60% de toda a população.  Esta genial infografia ajuda a entender a importância de cada idioma.

O gráfico, que se pode ver abaixo foi elaborado para o jornal South China Morning Post (o principal periódico em inglês de Hong Kong) pelo chefe de infografia, o espanhol Alberto Lucas. Oferece uma perspectiva muito interessante dos 23 principais idiomas no mundo e de quais países os falam. O tamanho de cada região na circunferência refere-se ao número de populações que falam cada idioma, e a cor, à relação etimológica entre eles.

Pode-se perceber, por exemplo, a disparidade de países que falam o espanhol como primeira língua, frente à maior uniformidade do inglês e, sobretudo, do chinês. O inglês é falado em 110 países, mas apenas nos 13 elencados no infográfico é o principal idioma falado por número de populações. O chinês é falado em 33 países no total, enquanto o espanhol, em 31. O inglês, embora não seja o mais falado no mundo, continua sendo o idioma mais estudado com uma enorme diferença: são 1,5 milhões de pessoas no mundo aprendendo este idioma, segundo o Ethnologue languages of the world, frente a 30 ou 14,5 milhões que aprendem chinês ou espanhol, respectivamente.