Criado nos fins dos anos 1980, o Urbandata é um banco de dados que tem contribuído no esforço de acompanhamento, registro, sistematização dos trabalhos e pesquisas sobre o urbano brasileiro. Desde outubro de 2013, o Urbandata-Brasil encontra-se sediado no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. E disponibiliza três bases de dados: Bibliográfica (Base URB), de Instituições e de Pesquisadores – que em breve estarão disponíveis para consulta pública e gratuita.
Urbandata-Brasil conta com a ajuda de todos os interessados pelo tema urbano para se atualizar e ficar cada vez mais completo. Caso o usuário deseje incorporar a sua produção acadêmica ao acervo do Urbandata e disponibilizá-la para toda a comunidade no Brasil e no exterior, basta preencher corretamente o formulário no seguinte link:
O projeto também está no Facebook (https://www.facebook.com/urbandatabrasil), em cuja página divulgam-se com frequência chamadas para bolsas e concursos, oportunidades de publicação e notícias pertinentes relacionadas ao urbano.